Arqueólogos descobrem grande cemitério perto de Stonehenge

Local possui cerca de 20 sepulturas

Arqueólogos descobriram um enorme cemitério próximo do monumento pré-histórico Stonehenge, em Salisbury, na Inglaterra. O achado ocorreu durante a construção de um novo empreendimento residencial em Netherhamptom Road. A descoberta foi anunciada pela empresa arqueológica Cotswold Archaeology, em 31 de maio.

O cemitério é milhares de anos mais jovem que o Stonehenge. O local reúne cerca de 20 enterros e mostra sinais de atividade humana há milhares de anos. Alguns dos enterros datam do período Neolítico, mesmo que a maioria seja do início da Idade do Bronze (2,4 mil a 1,5 mil a.C.).

Os túmulos tinham diâmetros de entre 10 a 50 metros, com a maior parte deles tendo 20 a 30 metros. Os restos foram em grande parte destruídos devido a séculos de cultivo agrícola, mas pelo menos 10 enterros e três cremações sem urna permaneceram intactos.

Os cientistas informaram que o cemitério foi organizado em pequenos aglomerados de túmulos, em pares ou grupos de seis ou mais. Os arqueólogos encontraram cinco deles até agora, e em um dos túmulos havia uma vala comum com restos mortais de adultos e crianças.

De acordo com site IFLScience, alguns dos restos mortais possivelmente são da era dos saxões, “um grupo de colonos do norte da Europa que só chegaram à Inglaterra por volta do século 5 d.C. após o colapso do domínio romano”. Essa área do sítio tem uma construção de madeira, um poço, cerâmica saxônica, lâminas de facas de ferro e uma possível cerâmica romana.

Além dos túmulos, os pesquisadores encontraram um chifre de veado que teria sido usado para fazer picaretas, ou às vezes preso a cabos de madeira retos para fabricar instrumentos agrícolas.

Clique aqui e leia mais